GUILHERME BAFFI

Aos 17 anos, em 2002, iniciou a carreira no extinto Jornal Folha de Rio Preto, quando cursava o último ano do Ensino Médio no Colégio Agostiniano São José.

Em 2006 formou-se em jornalismo na União das Faculdades dos Grandes Lagos – UniLago. Teve passagem pelo Jornal Bom Dia e foi contrato pelo Jornal Diário da Região, um dos maiores do estado, onde permanece até hoje.

Ao longo de uma década de carreira, Guilherme Baffi teve imagens premiadas em diversos concursos fotográficos renoamados, como o Prêmio Internacional Hamilton Ribeiro e o Prêmio Foto Arte de Brasília.

É autor de exposições e projetos fotográficos que circulam por diferentes cidades, entre eles “Redescobrindo o Brasil”, em parceria com a Embratur, “Esse sorriso vale ouro”, “De mãos dadas” e “Por uma vida mais feliz”, ambos com pacientes da AACD, além de “Rio Preto 161 anos – Curta e Compartilhe”.

Em 2012, 2013, 2014, 2015 e 2018 teve seu trabalho reconhecido nacionalmente nas respectivas edições do livro “O melhor do fotojornalismo brasileiro”.

A conquista do Prêmio Nelson Seixas veio em 2015, com o projeto Somos Todos um Só, que deu destaque para os imigrantes.

Guilherme Baffi.jpg

Em 2016 aconteceu o lançamento do projeto Meu Palco é a Rua. O projeto contemplado pelo Proac percorreu seis cidades do interior de São Paulo. Além de ressaltar o trabalho dos artistas de rua, Guilherme Baffi ministrou workshops de fotografia durante a exibição do projeto.

Em 2017, lançou em parceria com o jornalista Raul Marques os livros “Rio Preto Fantástica” e “Potirendaba” e o livro “Meninas – O Sonho de Bola” com o também jornalista Carlos Petrocilo.

No ano de 2018, Baffi lançou o seu projeto Cartão Postal – Aniversário de Rio Preto, também o projeto Uma Capela no Caminho, e ganhou o prêmio Nelson Seixas com o projeto Expressões de Uma Vida.

Em 2019, com o projeto “Meu Palco é a Rua”, conquistou o Prêmio Nelson Seixas /Proac Município, que é contemplado pelo Estado de São Paulo em parceria com a prefeitura  de Rio Preto .  O  rio-pretense Guilherme Baffi é um apaixonado pela fotografia e trabalha para que a arte seja propagada, informe e encante cada vez mais pessoas.